Bem Vindos!

"Tenho um Jardim Sagrado, onde cultivo as minhas flores-sentimentos
E onde crio meus pássaros pensamentos...
Das flores cultivadas, sempre colho buquês e os ofereço a quem amo.
Gosto de degustar o bom e velho vinho de Amor, envelhecido no odre de minha alma antiga e beber no cálice cristalino de meu coração.
Vem, entra em meu Jardim;
Sinta o perfume de minhas flores;
Deixa que eu te mostre os colibris que sobrevoam as rosas...
Degusta comigo de meu bom e velho vinho de espírito, antigo e saboroso"!
Abençoados Sejam!

15 outubro 2009

Poder do Sangue - Parte I


Homens derramando sangue nos campos de batalha pela destruição da vida.

Mulheres sangrando mensalmente para a criação da vida.

A guerra é comemorada.

A menstruação é denegrida.


A Medicina Chinesa ensina que a força da vida do corpo é contida dentro da semente. Para os homens, a semente é o esperma, perdida com a ejaculação, e para as mulheres a nossa semente é o óvulo, encontrado dentro do ovário e perdido através da menstruação.

A ejaculação é totalmente comemorada.

A menstruação, no entanto, ainda é considerada uma 'maldição' e um incômodo.


Por milhares de anos os mistérios do sangue das mulheres foram uma parte importante da vida da maioria das sociedades.

A menstruação era um dom dado às mulheres pelas Deusas para que elas pudessem criar e perpetuar a própria vida.

A sincronia entre o ciclo lunar e menstrual mostrava um vínculo entre a mulher e a divindade, pois ela guardava o mistério da vida em seu corpo e tinha o poder de tornar real o processo da criação. Esses ciclos também refletiam as estações e mudanças da natureza.

O ventre aparecendo como receptáculo da vida eterna, simbolizado pelo cálice, caldeirão ou Graal, aparece em vários mitos.


Cerca de 5000 anos atrás, isso mudou em muitos lugares, principalmente na Europa. Lá, a sabedoria matrifocal foi reprimida, e os ritos menstruais,de fertilidade e de menopausa, que nutria a todos (não só a mulher em si), foram enrigecidos por regras e tabus e usados para causar vergonha separando as mulheres de seu poder dos mistérios do sangue.

A menstruação passou a ser denegrida e desprezada pelas sociedades patriarcais, que a consideravam a origem do poder maligno da mulher, a marca do demônio, o castigo dado a Eva por ter transgredido as regras de obediência e submissão. Ao passo que nas sociedades matrifocais, as sacerdotisas ofereciam seu sangue menstrual à Deusa e faziam suas profecias durante os estados de extrema sensibilidade psíquica da fase menstrual.

A Inquisição atribuía a esse poder oracular a prova da ligação da mulher com o diabo, punindo e perseguindo as mulheres "videntes".


E assim originaram-se os tabus, as proibições, as crendices e as superstições referentes à menstruação.

O ciclo menstrual passou a ser olhado com desdém pela nossa sociedade e é, infelizmente, rejeitado pelas próprias mulheres.



Temos sido negativamente programadas através das mensagens que recebemos consciente e inconscientemente para ter vergonha, repulsa, e manter silêncio sobre "aqueles dias"...

A sociedade através dos tempos tem nos mostrado como frágeis devido à nossa biologia; que ser mulher implica em uma grande angústia e sofrimento, porque menstruamos, ficamos grávidas e chegamos à menopausa.



Temos sido convencidas de que tudo que vivenciamos através da nossa biologia como mulheres precisa de ser medicamente controlado através de hormônios, cirurgias e drogas. E o pior é que nós concordamos com tais mitos!


Massssss, ainda há tempo para recuperarmos o valor do nosso ciclo menstrual e celebrar as nossas vidas quanto mulheres!

O sangue é um líquido sagrado, sem o qual nenhum de nós existiria.

O sangue alimenta-nos no útero através da placenta.

Na gravidez, se alimenta e se sustenta a vida do outro. Na menstruação, alimenta a vida criativa e a alma da mulher.

É uma experiência que só pertence a ela.


Refiro-me ao nosso ciclo menstrual como Ciclo Sagrado, porque ele é realmente sagrado.

É um ciclo dentro do profundo e rico ciclo da vida das mulheres.


E todo ciclo é rico em sabedoria e poder!



(a continuar...)

5 comentários:

  1. Queridas pessoas, Crianças Pagãs pretende gerar uma blogagem coletiva sobre a "Gentileza" de forma sincera, simples e verdadeira.


    Inspiradas no exemplo de vida e atitude de José Datrino, o Profeta Gentileza, decidimos levar em frente a idéia desta blogagem.


    Visite nosso blog e apoie, espalhe a sugestão:


    http://criancapaga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Concordo master contigo Grainne! Confesso que passei muitos anos da minha vida sem compreender esse ciclos ._. quando ele deveria ter sido ensinado na época certa (o ciclo sagrado...não apenas a parte científica)
    Na época tudo era muito nojento e oculto...as meninas não conversavam entre si...as mães não queriam tocar muito no assunto...tudo que você precisava saber é que sangraria durante um tempo do mês (as vezes uma semana)...e que se precisasse era só pedir absorvente pra mãe (ir comprar era uma exposição monstruosa!..uma vergonha!)

    Nunca vou me esquecer do dia em que eu fui comentar com uma prima minha que se dizia bruxa...e a mãe dela esotérica (que eu amo muito)...sobre abiosorventes saka? Quando elas ouviram sobre "oferecer o sangue para a terra e lavar o absorvente" ficaram horrorizadas!!! =O! Precisava ver a cara de nojo (nem preciso dizer o que eu passei a pensar dessa prima ¬¬)

    Enfim...estou acompanhando seus posts =) gostaria de saber mais sobre esse assunto^^
    Eu fiz um vaso menstrual mas não o uso ._. sempre esqueço...mas uso um colar menstrual que ameniza minhas cólicas =) eu mesma que fiz com sementes ^^

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Meninas, fica aqui o convite para entrar na lista Ciclos Naturais do Feminino:

    ciclosnaturaisfemininos-subscribe@yahoogrupos.com.br

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Há um selo Crianças Pagãs para seu blog.

    http://criancapaga.blogspot.com/2010/02/cara-nova.html

    ;)

    ResponderExcluir